Primeira reunião do Del no ano conta com presença de consultores alemães

12/03/2019

Aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (11) a primeira reunião ordinária do conselho do Del Tijucas. O encontro ocorreu na sede da ACIT/CDL Tijucas e contou com a presença dos consultores alemães Martin Wahl e Andreas Dohle, além de três especialistas alemães em energias renováveis que apresentaram um seminário sobre o assunto na ACIT/CDL.

Na abertura da reunião, a Consultora da FACISC, Carina Casanova, fez uma rápida retrospectiva das ações realizadas pelo Del Tijucas em 2018. A Diretora de Integração e Comunicação Social da Prefeitura de Tijucas, Karina Peixoto Silva, representou o Prefeito Eloi Mariano Rocha, Presidente do Conselho, que não pôde comparecer em virtude de um compromisso no mesmo horário. Karina exibiu um vídeo apresentando os principais avanços econômicos do município nos últimos tempos.

Na sequência, Martin Wahl fez uma exposição sobre a atuação do Centro de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), na Alemanha. De acordo com o consultor, os projetos de formação do programa capacitam mais de 70 mil pessoas por ano, com projetos voltados para pessoas com deficiência e para refugiados. Ele também ressaltou a forte atuação do Del no fomento ao turismo, nas suas mais variadas vertentes, e destacou este como um segmento com grande potencial a ser explorado. Alguns dos segmentos demonstrados por Martin foram o turismo de experiência, de esporte e natureza, cultural e gastronômico.

O consultor alemão Andreas Dohle abordou os aspectos econômicos do Del, reforçando para os conselheiros a importância de estar atento ao caráter competitivo do mercado e de que a gestão participativa dos municípios seja encarada através de um viés empresarial. Para falar sobre a necessidade de identificar o potencial da região, Andreas trouxe o conceito dos Campos de Competência. “Precisamos aumentar a competitividade e a capacidade de transformação de municípios de pequeno e médio porte. Para isso temos que saber identificar qual é o nosso diferencial, no que somos realmente bons”, afirmou.

No fim da reunião, aproveitando a presença dos especialistas em energias renováveis vindos da Alemanha, o Engenheiro Eletricista Gabriel Nascimento apresentou o projeto da mini-usina de energia solar da ACIT/CDL Tijucas. Gabriel destacou os bons resultados em termos de economia de energia obtidos pelo sistema, além dos benefícios ao meio ambiente, uma vez que logo nos primeiros dois meses de funcionamento, o sistema poupou a emissão de mais de duas toneladas de CO2 para a atmosfera.

Texto e fotos: Thiago Furtado. 

Endereço

Rua Minervino Miguel Ferreira, 354
Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640
48 3263 7400
48 99932-4012
acitijucas@acitijucas.com.br


Atendimento

Segunda à Sexta:
08:00 às 12:00h
13:30 às 17:30h

Receba nossas novidade por e-mail




ACIT/CDL no Facebook

(c) 2019 - ACIT CDL Tijucas
Todos os direitos Reservados
Mapa do site