Palestra sobre educação financeira debate a importância de controlar o orçamento pessoal

19/09/2019

Nem mesmo a chuva que caía na noite desta quarta-feira (18) impediu que pessoas interessadas em melhorar a sua relação com o dinheiro comparecessem à palestra “Controle suas finanças para que elas não controlem você”, ministrada por Marcio Reis na Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas.

A palestra contou com a presença do Diretor Financeiro e do Diretor Secretário da ACIT, José Carlos de Souza e Rogério de Souza, respectivamente, e da Presidente da entidade, Luciene Jacomossi de Souza. Em momento de abertura da noite, Luciene agradeceu ao palestrante pela disponibilidade e parabenizou os presentes pelo interesse em participar de mais um evento promovido pela ACIT/CDL Tijucas.

Márcio é Gerente de Controladoria da Mosarte e, para além do seu conhecimento em contabilidade, dividiu com o público a própria experiência, ações que aplica na sua rotina. Maneira interessante de abordar o tema, porque mais próxima à realidade das pessoas. “A verdade é que falar de educação financeira é um tabu”, define.

No Brasil, pelo menos, a afirmação tem respaldo nos números. Em uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) envolvendo 30 nações, o país aparece na 27ª posição quando o assunto é planejamento financeiro. De acordo com dados do SPC Brasil apresentados por Marcio, 62% dos brasileiros têm dificuldades de controlar seu orçamento e 40,3% estão inadimplentes.

O palestrante ressaltou que, com a expectativa de vida chegando aos 79 anos de idade, cresce a importância de saber organizar as finanças pessoais. “Hoje é o melhor dia para começar o seu planejamento”, salientou. O primeiro passo, propôs, seria uma análise minuciosa da situação, gerando um diagnóstico exato da condição financeira. A partir disso, é possível definir metas mensuráveis, pensar estratégias para alcançá-las e poder acompanhar o avanço constantemente. “A gente não consegue melhorar o que não consegue medir”, ponderou.

 

    

 

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas). 

Endereço

Rua Minervino Miguel Ferreira, 354
Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640
48 3263 7400
48 99932-4012
acitijucas@acitijucas.com.br


Atendimento

Segunda à Sexta:
08:00 às 12:00h
13:30 às 17:30h

Receba nossas novidade por e-mail




ACIT/CDL no Facebook

(c) 2019 - ACIT CDL Tijucas
Todos os direitos Reservados
Mapa do site