Palestra com Antônio Koch atrai excelente público para a Casa do Empresário

17/05/2019

Quando chegou à Casa do Empresário, Antônio Koch brincou com as presidentes da ACIT e da CDL Tijucas, Luciene Jacomossi de Souza e Marlise de Pinho Pacheco: “pra que tanta cadeira assim?”. Minutos depois, porém, todas estavam ocupadas e foi necessário criar mais lugares. Aproximadamente 130 pessoas interessadas em conhecer a trajetória de sucesso do empresário e, claro, da Rede Koch de Supermercados, lotaram o auditório.

Esta foi a primeira edição do Fala, gestor!, evento promovido pelo Núcleo do Comércio da ACIT com o objetivo de proporcionar à comunidade empresarial e público em geral este contato com histórias de empreendedorismo bem sucedidas. Na abertura do evento, as presidentes das entidades deram as boas-vindas, ressaltaram a relevância de ter alguém como Antônio na primeira edição do projeto e agradeceram ao público pela presença. Na sequência, um dos membros do Núcleo, o empresário Rafael Fumagali, apresentou os excelentes resultados da campanha Tijucas #Recompensa 2018 e anunciou a segunda edição do projeto, incentivando os empresários presentes a aderirem.

Na sua fala, Antônio Koch fez um retrospecto da jornada que percorreu até chegar onde está e ser um dos líderes da terceira rede de supermercados que mais fatura em Santa Catarina. O empresário se disse honrado por poder compartilhar sua história em Tijucas, cidade em que a família abriu o primeiro supermercado, em 1994 – 25 anos atrás, portanto. Hoje, a rede está presente em mais de dez cidades catarinenses e ocupa a 33ª posição na lista de maiores empresas do segmento no país, de acordo com o Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Os irmãos Koch, fundadores e diretores do Grupo, estiveram muito presentes na abordagem feita por Antônio. “Temos paixão pelo que fazemos. Nós gostamos muito de estar nas lojas”, afirma. Eles trabalham juntos desde a época da lavoura, em Antônio Carlos, passando pelo período das feiras de hortifruti e toda a jornada que vem sendo construída à frende da rede de supermercados. Embora a paixão e a família estejam sempre muito evidentes, o profissionalismo e a gestão respondem à razão. É minucioso o olhar, o planejamento e a revisão constante de todos os processos e operações do grupo, permitindo que ele se mantenha bem posicionado em um setor extremamente competitivo.

Atualmente, o grupo tem um conselho administrativo, evolução do conselho consultivo anterior. Essa obsessão saudável pela organização estratégica, certamente, é uma das responsáveis pelo crescimento constante do Koch. “Um pequeno furo pode afundar o maior dos barcos”, alerta Antônio.

É por isso que todos os cargos de liderança do grupo conhecem, claramente, o planejamento da empresa, favorecendo a condução de um trabalho alinhado com os propósitos do grupo. Estas pessoas, ressalta, têm papel fundamental e, portanto, recebem a valorização de um plano de carreira acessível a todos e com requisitos bem estabelecidos para cada posição.

O orgulho pelo caminho percorrido pela empresa é visível em cada palavra. O prazer por dedicar-se com tamanha intensidade ao negócio, também: “gostamos tanto que a gente fica chateado quando acaba o dia”, garante.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).