Núcleo do Comércio realiza visita técnica à Pomerode

17/07/2019

Conhecer iniciativas bem-sucedidas, trocar experiências e conhecer modelos de negócio que podem inspirar o comércio local. Estes são alguns dos objetivos do Núcleo do Comércio da ACIT, que realiza visitas técnicas sempre que possível. Nesta terça-feira (16), o grupo foi a Pomerode para conhecer o modelo de fomento ao turismo na cidade e o associativismo entre artesãos para comercialização de seus trabalhos. Acompanhou o grupo a Secretária Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, Paula Regina da Silva Rosa.

A equipe foi recebida pela primeira secretária da Associação Visite Pomerode (AVIP), Eliana Czaschke, no Hotel Bergblick. Durante um café da manhã, Eliana apresentou o trabalho realizado pela associação, entidade que reúne restaurantes, hotéis, armazéns, museus e diversos outros estabelecimentos do setor turístico da cidade. Criada há dez anos, a AVIP atualmente é responsável por eventos de grande porte, como a Osterfest, a Festa Pomerana e o Festival Gastronômico de Pomerode, que segue até o próximo domingo (21).

Eliana falou sobre as estratégias adotadas pela associação para incentivar a atividade turística no município, destacando a importância da busca por uma identidade do lugar, o que favorece a criação de um diferencial em relação a outros destinos. “Em tudo o que a gente faz pela AVIP temos a preocupação de manter a essência da cidade. Isso é muito importante para qualquer lugar, o resgate cultural é fundamental”, afirma.

A AVIP é responsável, por exemplo, pela colocação da Osterfest no livro dos recordes em duas oportunidades: com a maior Árvore de Páscoa e o Maior Ovo decorado de Páscoa do mundo. O turismo corresponde, atualmente, a 15% do PIB de Pomerode e os eventos organizados pela associação têm números são consideráveis: a última edição da Osterfest atraiu 250 mil pessoas para a cidade em 20 dias, enquanto o Festival Gastronômico levou 40 mil e a Festa Pomerana, 80 mil.

Outro momento importante da missão foi a visita à Handgemacht - Loja Feito à Mão em Pomerode, representação bastante simbólica do conceito de associativismo. A loja, que existe há dois anos e meio, reúne a produção de artesanato de 45 artistas da cidade, associados de maneira colaborativa. De acordo com o Consultor Empresarial da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), Murício Nienow, a necessidade de um espaço adequado para a comercialização do artesanato local foi diagnosticada junto aos artesãos, a fim de romper o caráter sazonal das vendas do ramo. “Eles tiveram que acreditar na ideia de que trabalhando de forma colaborativa teriam mais sucesso e um crescimento bem maior”, comenta. Sem contar com subsídios do Poder Público, a Handgemacht funciona como uma empresa, assumindo todos os custos para sua manutenção. E os resultados são positivos. “A cada ano que passa o nosso gráfico de crescimento é favorável”, garante Maurício.

Ao fim do dia, o grupo do Núcleo do Comércio visitou a 15ª Edição do Festival Gastronômico de Pomerode, evento que movimenta a cidade durante o mês de julho, contribuindo para atrair turistas – sobretudo do Paraná – em época de férias escolares.

A Coordenadora do Núcleo do Comércio, Micheli Martinenghi, avalia positivamente a visita. “Foi muito importante para o Núcleo, porque Pomerode é uma referência para o turismo e está crescendo muito rápido. É bom, para nós empresários, conhecer os meios pelos quais eles estão realizando as coisas, sabermos que as dificuldades são os mesmos em todos os lugares, mas a receita é a força e a união dos empresários para buscar o bem do município sempre”, comenta.

A visita técnica realizada pelo NC integra a programação da Semana dos Núcleos, promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).