Jovens acompanham rotina de empresários através do projeto Geração Empreendedora

19/10/2018

Vivenciar o dia a dia de um empreendedor, conhecer os desafios de quem lidera um negócio, entender a rotina de trabalho de um empresário e a administração de uma empresa. Esse foi o roteiro desta quarta-feira (17) para nove jovens de Tijucas que participaram do projeto Geração Empreendedora.

Em setembro, a turma participou de um curso em que tiveram noções básicas de empreendedorismo, competências, mercado de trabalho e técnicas de oratória. Agora foi a vez da etapa “Mentor team”, em que os adolescentes visitam uma empresa e vivenciam um pouco da rotina de um empreendedor.

Ao fim da tarde, os jovens e os empresários se reuniram na ACIT/CDL para compartilhar as experiências. João Henrique Zuchi, 16 anos, destaca a importância do projeto “Depois do curso que a gente fez, ver a prática foi muito legal. Se um dia eu pensar em ter uma empresa, já não sou completamente leigo no assunto”, pondera. Além de aprender sobre o mercado de trabalho, João considera que o aprendizado serve para a vida. “Com certeza agrega muito na minha vida, vou carregar os ensinamentos pra sempre. E se puder, ensinar mais gente”, ressalta.

A experiência foi tão enriquecedora para Beatriz Venzon, 16 anos, que ajudou a confirmar o seu desejo de trabalhar na área da estética. Ela passou a tarde acompanhado o trabalho realizado em um salão de beleza. “Eu tinha algumas dúvida se realmente queria essa área. Hoje vendo tudo o que eles fazem no salão, o que precisam saber, abriu mais a minha cabeça e me fez ver que é isso mesmo que eu quero”, comenta.

Além de Beatriz, outros jovens levaram a experiência em conta para reafirmarem suas decisões sobre o futuro profissional. Alguns na área da tecnologia, outros em informática, administração e medicina. Todos consideram que a oportunidade contribuiu para a escolha das carreiras que querem seguir.

Este é o terceiro ano que o Núcleo de Jovens Empresários da ACIT promove o projeto Geração Empreendedora em Tijucas. A opinião de todos que participaram é unânime: o projeto é imprescindível e deve continuar.

O Programa Geração Empreendedora

O Geração Empreendedora é um projeto criado pela FACISC para estimular e orientar estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares em relação ao desenvolvimento do empreendedorismo e da cultura associativista. O Programa está na quarta edição e é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais dos municípios. A partir de um modelo de oficinas, os estudantes acompanham o dia a dia dos empresários e aprendem sobre processos de produção e gestão, além de interagir e integrar o sistema associativista a partir da participação nos núcleos presentes nas associações empresariais.

Texto e fotos: Thiago Furtado.