Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado visita a Casa do Empresário

24/09/2019

A Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas, recebeu, na noite desta segunda-feira (23), a visita do Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo estadual, Sandro Yuri Pinheiro, que fez uma apresentação do trabalho realizado pela diretoria para fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico em Santa Catarina. A diretoria integra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, capitaneada por Lucas Esmeraldino.

Sandro foi recebido pelas presidentes da ACIT e da CDL Tijucas, Luciene Jacomossi de Souza e Marlise de Pinho Pacheco, respectivamente, por diretores das duas casas, pela Chefe de Gabinete do Município, Leila dos Anjos Costa, representando a Prefeitura de Tijucas, e pelo Coordenador Regional do SEBRAE da Foz do Itajaí, Sérgio Fernandes Cardoso.

Na ocasião, o Diretor destacou o que avalia ser um bom momento vivido pelo governo do estado, afirmando haver um alinhamento positivo entre a atuação das secretarias estaduais. Sandro salientou o ambiente de renovação política que predomina no governo liderado por Carlos Moisés da Silva (PSL), em que há redução da máquina pública (932 cargos comissionados foram cortados) e a busca por boas práticas de gestão, passando pela otimização de recursos e valorização dos servidores mantidos.

O Diretor apresentou uma série de ações que vêm sendo realizadas ou projetadas pela secretaria, como o fortalecimento da atração de investimentos para o estado. Especificamente na área da inovação, Sandro ressaltou a importância dos Centros de Inovação espalhados pelo estado, alguns dos quais construídos pelo governo. No momento, porém, a estratégia adotada pelo Poder Público passa a ser de fomentar o ecossistema da inovação, ficando a construção dos centros para a iniciativa privada.

Outro ponto abordado foi a criação de um grupo de trabalho para discutir a implantação de smart cities no estado, com o objetivo de utilizar a tecnologia para contribuir com o desenvolvimento econômico das cidades e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Além disso, o incentivo à atuação das empresas de tecnologia passa também por questões tributárias. Sandro considera um marco legal para a área, por exemplo, a criação de lei que isenta o pagamento de ICMS de bens digitais para o consumidor final.

Entre diversas ações desenvolvidas pela pasta, o Diretor salienta a aproximação entre os diversos setores do governo. De acordo com Sandro, há diversos bons projetos que podem ser implantados, o que deve ser potencializado com a unidade das frentes de trabalho, algo que precisa se tornar uma cultura na gestão pública, argumenta. “O nosso sonho é esse: colocar Santa Catarina no mapa da inovação no mundo”, garante.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas). 

Endereço

Rua Minervino Miguel Ferreira, 354
Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640
48 3263 7400
48 99932-4012
acitijucas@acitijucas.com.br


Atendimento

Segunda à Sexta:
08:00 às 12:00h
13:30 às 17:30h

Receba nossas novidade por e-mail




ACIT/CDL no Facebook

(c) 2019 - ACIT CDL Tijucas
Todos os direitos Reservados
Mapa do site