Desenvolvimento local: agentes do Programa DEL reúnem-se na Facisc

20/06/2019

Responsáveis por conectar e articular ações de Desenvolvimento Econômico Local em 11 municípios, profissionais articuladores do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) participaram nesta terça e quarta-feira (18 e 19), na sede da Facisc, de um encontro para troca de experiências e alinhamento de ações do Programa. A Executiva da ACIT e articuladora do DEL Tijucas, Patrícia Ramos, esteve presente no encontro.

“É sempre gratificante e enriquecedor reunir os agentes e poder ouvir os resultados já alcançados com o Programa que além desenvolver os municípios, tem gerado transformações sociais relevantes”, declarou o empresário de Campos Novos e diretor do DEL na Facisc, Luiz Angelo Fornara.

Na ocasião, os agentes relataram ações realizadas pelas diversas Câmaras Técnicas locais, compartilhando 44 projetos e casos de sucesso nas áreas de segurança, agronegócio, meio ambiente, planejamento urbano, ambiente empresarial, educação, turismo e saúde. “Os relatos revelam um roteiro do desenvolvimento no estado”, ressalta o consultor do programa, Osmar Vicentin.

Em Tijucas o programa tem dado bons resultados, sendo um instrumento eficiente para a criação de soluções em diversas áreas. É através da CT de Educação Empreendedora do DEL Tijucas, por exemplo, que se realiza o projeto Acelera Teen, curso preparatório para o mundo acadêmico e profissional para jovens do município, que está acontecendo pelo segundo ano consecutivo. Também bastante atuante, a CT do Agronegócio tem promovido seminários, debatido soluções para o fortalecimento do setor no município e está à frente da Feira de Agronegócios, que terá sua segunda edição no início do próximo mês. Outra importante ação que será lançada em breve é o Funseg, projeto para arrecadação de recursos para as polícias Militar e Civil da cidade, desenvolvido pela Câmara Técnica de Segurança Pública.

Foram apresentados ainda casos como o de Braço do Norte, por exemplo, que desenvolveu um projeto na área de planejamento urbano para a alteração do trânsito central, desafogando o fluxo e reduzindo o número de acidentes em 40% após as mudanças feitas nas ruas centrais da cidade.

Outro projeto compartilhado foi a implantação do Pelotão de Patrulhamento Tático de Gaspar, um projeto da Câmara Técnica de Segurança, já em atuação no município. Na prática, foi criada uma tropa especializada, que atua em ocorrências de alto risco, como controle de manifestações sociais e eventos, cumprimentos de mandados, ações repressivas, entre outras situações. “O objetivo foi além de ampliar a segurança, valorizar os profissionais e aumentar o interesse em permanecerem na região para que no futuro possamos ter um batalhão”, declarou Eduardo Schnaider Pedrini, agente de articulação do DEL de Gaspar.

Os profissionais também fizeram o mapeamento de instrumentos e produtos, discutiram sobre os campos de competência, os instrumentos de gestão, fizeram o mapeamento das câmaras técnicas e conselhos e acertaram detalhes do calendário de eventos, como por exemplo o Fórum DEL, previsto para setembro, em Gaspar.

O Programa DEL
Lançado em 2012, o Programa tem impactado a vida de cidadãos em 21 municípios de Santa Catarina, ao instituir um modelo de gestão que contribui para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Além de SC, o DEL também é desenvolvido em três municípios do Rio Grande do Sul, três no Rio Grande do Norte e um de São Paulo.