Coordenador do NCI vai à Brasília em busca de apoio para a construção civil

26/04/2019

O Coordenador do Núcleo das Construtoras e Imobiliárias da ACIT (NCI) e Vice-presidente da Associação Catarinense de Construtores e Afins (ACCA), Pedro Pierezan, esteve em Brasília na última quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, para buscar apoios e fazer reivindicações junto ao Poder Público referentes ao setor da construção civil.

Pedro visitou os gabinetes de doze dos dezesseis deputados federais catarinenses para pleitear apoio às causas do setor no estado e para a efetivação da reforma da Previdência. O principal assunto tratado com os parlamentares foi a busca dos construtores por segurança jurídica. De acordo com Pedro, há alterações repentinas em leis que prejudicam a comercialização e financiamento, por exemplo, de unidades imobiliárias já aprovadas, em construção e, até mesmo, concluídas.

Outro compromisso em que o representante do NCI esteve presente foi uma Audiência Pública proposta por parlamentares de que participaram o Ministério da Economia, Caixa Econômica Federal, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e associações de construtores de diversos estados.

Na pauta da audiência a falta de repasses do Governo Federal para o programa Minha Casa Minha Vida, um dos pilares da construção civil no país. A preocupação é grande, já que a projeção é de que os financiamentos pelo programa sejam prejudicados se nada for feito. “Se não houver remanejamento de verbas de outras secretarias para o programa, a assinatura de contratos de financiamento pode ser paralisada já no mês de junho”, afirma Pedro Pierezan.

A expectativa é que as missões frequentes que representantes do setor da construção civil têm realizado em Brasília alcancem bons resultados. Nesta semana, por exemplo, o Presidente da FENAPC, Fabiano Zica, foi convidado para integrar o Conselho Curador do FGTS, órgão em que acontecem as discussões sobre as diretrizes que norteiam a utilização dos recursos do Fundo.

Texto: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas) / Fotos: Divulgação.